Todos temos sonhos que nos despertam o desejo de viver e de acreditar em nossa caminhada. Quando encontramos um desafio, descobrimos que a realização de nossos sonhos vem pela luta, esforço e persistência, e, quando tudo parece impossível, percebemos que podemos ir muito mais longe depois de pensar que não podemos mais, pois nada termina até o momento em que se deixa de tentar. A vida não é uma corrida, mas uma viagem que deve ser desfrutada a cada momento, sem nos esquecermos de onde estivemos e para onde estamos indo. Somos pessoas, pessoas comuns, simples e de bom senso, mas com uma sutil diferença: abraçamos as oportunidades e conquistamos as vitórias com coragem, amizade, amor, dignidade e respeito. Aprendemos que a vida tem valor diante da vida e este tesouro fascinante carregaremos por toda a nossa existência.


terça-feira, 10 de maio de 2011

A ORIGEM DA GEOMETRIA


A Geometria tem origem provável na agrimensura ou medição de terrenos, segundo o historiador grego Heródoto (séc.v a.c. ). Contudo, é certo que civilizações antigas possuíam conhecimentos de natureza geométrica, da Babilônia à China, passando pelas civilizações Hindu.
O termo "geometria" deriva do grego geometrein, que significa medição da terra (geo=terra, metrein=medição).
Em tempos recuados, a geometria era uma ciência empírica, uma coleção de regras práticas para obter resultados aproximados. Apesar disso, estes conhecimentos foram utilizados nas construções das pirâmides e templos Babilônios e Egípcios.
Mas é sem dúvida com os geômetras gregos, começando com Tales de Mileto (624-547a.c.), que a geometria é estabelecida como teoria dedutiva. O trabalho de sistematização em geometria iniciado por Tales é continuado nos séculos posteriores, nomeadamente pelos pitagóricos.
Não existem documentos matemáticos de produção pitagórica, nem é possível saber-se exatamente a quem atribuir as descobertas matemáticas dos pitagóricos na aritmética e na geometria.
Mais tarde, Platão interessa-se muito pela matemática, em especial pela geometria, evidenciando, ao longo do ensino, a necessidade de demonstrações rigorosas dedutivas, e não pela verificação experimental.
Esta concepção é exemplarmente desenvolvida pelo discípulo da escola platônica Euclides de Alexandria (325-285a.c.), no tratado Elementos publicado por volta de 300 a.c., em treze volumes ou livros.
A geometria denominada de Euclidiana surge assim em homenagem a Euclides; Nos seus treze livros Euclides baseia-se nos seus precedentes gregos: os pitagóricos, Eudóxio, Taeteto. Mas Euclides mais do que expor as teorias destes mestres organiza as matérias de um modo sistemático a partir de princípios e definições, procedendo ao seu desenvolvimento por via dedutiva.
Inaugurava assim o que , de maneira brilhante,domina o mundo matemático durante mais de vinte séculos, o chamado método axiomático, que inspiraram a humanidade, ao longo dos tempos e em muitos outros campos do saber, da moral, da política, e.t.c., a organizar as suas ideias segundo os mesmos princípios.
 
Fonte: www.educ.fc.ul.pt/icm/icm99/icm16/historia.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário